domingo, 16 de janeiro de 2011

Ushuaia - Princípio do Mundo!

"Diário de Bordo": Ruas charmosas fazem de Ushuaia um "escândalo"

da Folha Online
O casal Flávio Prado e Maira Hora passeia por Ushuaia e admira o canal Beagle, os centros de comércio na rua San Martin e na rua Kuanip e saboreiam cordeiro, vinho e bom papo na hosteria. A estada na Terra do Fogo faz parte da Expedição Cone Sul. Os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes da região, contando tudo para a Folha Online. A viagem começou em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.
Confira o relato do vigésimo quarto dia (24 de março) desta aventura, contada por Maira.
Esquina charmosa
O dia amanhece com uma paisagem maravilhosa na Hosteria Bella Vista. É claro que não resisto e tiro fotos. Do nosso quarto temos uma vista privilegiada do canal Beagle, do porto de Ushuaia e da baía Encerrada. Podemos ver grande parte da cidade e toda a enseada. Lindo!
Flávio Prado/Folha Imagem
Nascer do sol em Ushuaia
Nascer do sol em Ushuaia, na Terra do Fogo, admirado a partir da Hosteria Bella Vista
Ansiosos e esperando um dia maravilhoso, eis que descemos para o café da manhã e o tempo vai mudando, ficando nublado. Augustinho, filho de Elenilda e Lucas, já está no jardim brincando com Marcos, o chofer perfeito da hosteria. Ele é o responsável por transportar os hóspedes ao Sendero del Bosque, ao Sendero de los Presos e ao Cerro Medio. Marcos dirige com polidez e perfeição.
Vamos lá fora, ao jardim, de onde podemos ver todo o microcentro e o porto turístico de Ushuaia. Que escândalo esta charmosa cidade. De um lado, os cordões montanhosos, e, do outro, o mar. Esta natureza é rara e muito tocante. Eu não sei dizer exatamente o que sinto aqui em Ushuaia, mas é fato que esta cidade é muito especial para mim.
Flávio Prado/Folha Imagem
Sanduíche do Café de La Esquina, um bom lugar para ver o movimento na rua San Martin
Sanduíche do Café de La Esquina, um bom lugar para ver o movimento na rua San Martin
O dia caminha com muito frio e chuva, mas isso não nos impede de ir ao centro passear, olhar vitrines, ver o artesanato fueguino, conversar com este povo simpático, tomar um chocolate quente com torta negra no Café de La Esquina. Gente, por favor, sentem-se no Café de La Esquina, junto à janela, e fiquem olhando o movimento da rua San Martin.
Esta rua é chamada pelos nativos de "tontódromo" porque os adolescentes e jovens ficam espalhados por ela para paquerar e vão de carro, apesar de tudo ser tão próximo, o que causa engarrafamento. No final, é tudo muito charmoso. As pessoas caminham, compram, paqueram, tudo em meio a um astral juvenil eletrizante.
A dica para esta esquina tão charmosa é um estabelecimento de 15 anos com tortas artesanais, cafés diferentes e sanduíches gigantes e saborosos: o Café de La Esquina.
Encontros
O mais engraçado é que estávamos lá dentro, nas mesas junto à janela, tomando um capuccino e um chocolate quente, quando vimos dois casais conhecidos passarem. Eles estavam na Posada de Drake, em Puerto San Julian. Foi uma festa encontrá-los.
Flávio Prado/Folha Imagem
A rua San Martin é chamada de
A rua San Martin é chamada de "tontódromo", pois os jovens vão de carro para paquerar
O mais engraçado é que eles partiriam de Ushuaia um pouco antes de nós, no entanto para o mesmo destino: El Calafate.
Benigno Martinez logo nos pôs à par da cidade de El Calafate, dando dicas --entre elas, uma das mais valiosas, o hotel.
Nossos companheiros de estrada vieram de Buenos Aires de carro, eram super divertidos, com eles não tinha tempo ruim. Viajavam em um gol. Ficamos imaginando a logística do porta-malas de um gol com duas mulheres e dois homens. Logo saíram do Café de La Esquina e sumiram na multidão da animada rua San Martin.
Ushuaia possui também um outro centro de comércio, porém este é mais popular e mais conhecido pelos locais, o que não impede de se fazer compras por lá. Estou falando da rua Kuanip.
Andamos um pouco, olhando o comércio, já de olho em algumas coisas --afinal, estamos em um porto de zona franca, e começamos a pesquisar o que comprar.
Retornando à Hosteria Bella Vista, Lucas recebe amigos para um assado criollo e nos convida para participarmos da festa. O prato principal: um cordeiro fueguino, preparado divinamente.
Vinho tinto, bom papo e todo o charme argentino fazem da noite uma delícia, com gente animada e prestativa, dando dicas lindas para que o nosso roteiro fique turbinado de estupendas paisagens e aventuras.
Em sua aventura, o casal tem o apoio da Lenovo; da TIM Roaming Internacional; e da Virtual Track.

Nenhum comentário:

Postar um comentário