domingo, 16 de janeiro de 2011

Esquel

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" degusta o melhor chorizo da Argentina

Colaboração para a Folha Online
Confira o relato do trigésimo segundo dia (1º de abril) da aventura:
O melhor bife de chorizo da Argentina
Dormimos ontem em Perito Moreno, uma das maiores cidades perto de El Chaltén, mas não se iluda, Perito Moreno é bem pequena e simples, mas o povo é uma graça, são hospitaleiros e fazem o possível para que você se instale confortavelmente. O único hotel da cidade que aceita cartão de crédito é o Hotel Belgrano na avenida San Martín, 1001 Tel: (02963) 432019. É o melhor hotel da cidade, nem perca tempo procurando outro. De decoração surreal dos anos 70 chega a ser engraçado, quartos muito simples e limpos, alguns com banheiros. Como dizia minha antiga amiga Bá: "O que tem está aí!".
Flavio Prado/Folha Imagem
Em Perido Moreno, obra de Jeremias Salgado na praça Pari-Aike
Em Perido Moreno, obra de Jeremias Salgado na praça Pari-Aike
O hotel possui um restaurante sempre lotado e totalmente familiar. O melhor bife de chorizo de toda a Argentina está neste restaurante. Incrível, tudo no hotel e no restaurante é cuidado e organizado pela mesma família. Eles são tão trabalhadores e interessados em se desenvolver em diversas habilidades que no mesmo lugar há uma excelente cafeteria, uma banca de jornal que funciona como uma doceria e mini-mercado.
Há diversos tipos de coleções espalhados pelas prateleiras e paredes. O dono coleciona de mini garrafas de refrigerante a latinhas de cerveja, de porcelanas a lanças feitas em obsidiana encontradas na região e por aí vai. Sem falar das infindáveis fotos do maior interesse da região: a Cueva de Las Manos.
Flavio Prado/Folha Imagem
Na estrada de rípio, vá devagar e aproveite o panorama proporcionado pela natureza
Na estrada de rípio, vá devagar e aproveite o panorama proporcionado pela natureza
Acordamos, tomamos café, nos despedimos da simpática família, fomos abastecer o carro, comprar água e lanches porque parece que a estrada hoje será bem deserta.
Hoje o percurso será da cidade de Perito Moreno à cidade de Esquel, o que significa que teremos três horas de rípio e três horas de estrada pavimentada.
Saímos de Perito Moreno pela RP43 entrando em muito rípio até Rio Mayo pela RN40. Depois pela asfaltada RN22 e em seguida vamos pela RP20 até alcançar novamente o trecho da RN40 com pavimento. A verdade é uma só: Não agüentamos mais rípio, estamos rezando por um bom asfalto, o que compensa tudo é o visual incrível.


Esquel e a apaixonante Hosteria Lago Verde
Chegamos a Esquel e a primeira sensação que tivemos é que é um centro invernal que virou cidade. Fomos direto ao Informes Turísticos e como sempre saímos com todas as informações sobre a cidade.
Flavio Prado/Folha Imagem
Hosteria Lago Verde na cidade de Esquel, na Argentina, tem clima acolhedor para o turista
Hosteria Lago Verde na cidade de Esquel, na Argentina, tem clima acolhedor para o turista
Olhamos alguns hotéis e acabamos optando por uma indicação do "Rough Guide Argentina", da Publifolha. Trata-se da Hosteria Lago Verde. Uma casa acolhedora com diversos quartos independentes e com banheiros privados. A hospedagem fica nos fundos da casa dos proprietários e é cercada por jasmins e roseiras perfumadíssimas. Um encanto. Parece que você está às voltas com o próprio Bach e seus florais. Eu não preciso nem falar das fadas e elfos que visitam as diversas outras flores do jardim. Hugo e Isabel são os donos e cuidam da hospedagem com um carinho exemplar. São falantes e prestativos. Você percebe capricho e carinho em tudo. Um dos detalhes mais lindos é que os quartos não têm números e sim nomes de flores da região. Não precisa dizer mais nada, né?
Eles são donos também de uma agência de viagens chamada Patagônia Verde na rua 9 de Julio, 926 Esquel - Chubut - Argentina, Tel: (02945) 454396 www.patagonia-verde.com.ar. Amanhã vamos fazer um passeio de trem através da agência deles.
Hugo é tão gente boa que ao saber do meu desejo alucinado por empanadas despertou meia Patagônia até se lembrar que a mãe de sua funcionária fazia deliciosas empanadas e é claro que ele fez questão de ir buscá-las. O nosso jantar foi empanadas argentinas e vinho tinto resfriado fora do quarto. Isto mesmo. Fazia tanto frio que simplesmente deixamos o vinho no jardim por 20 minutos e ele ficou geladinho. Noite perfeita em um lugar aconchegante!
Maira e Flávio têm o apoio da Lenovo, da TIM Roaming Internacional e da Virtual Track.

Nenhum comentário:

Postar um comentário