domingo, 16 de janeiro de 2011

Chegando na Península Valdés - Punta Pirâmides

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" curte o pôr-do-sol na península Valdés

da Folha Online
Diário de BordoO casal Flávio Prado e Maira Hora curte o pôr-do-sol na península Valdés. A parada faz parte da Expedição Cone Sul. Os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes da região, contando tudo para a Folha Online. A viagem começou em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.
Confira o relato do décimo sétimo dia (17 de março) desta aventura.
Península Valdés
Nos despedimos de Viedma com "Nightingale", de Norah Jones, e ainda extasiados e agradecidos com toda a beleza natural que a Província de Rio Negro nos presenteou.
Flávio Prado/Folha Imagem
Indicação da
Indicação da "entrada" da província de Chubut
Em direção à Província de Chubut entramos em uma cidade chamada San Antonio Oeste para abastecer. A cidade tem um posto Esso dirigido por um casal muito simpático. Na lanchonete, comemos um super "Pancho" --um cachorro-quente gigante. Tudo é muito limpo e bem cuidado e os banheiros são excelentes. Continuando a viagem, mais uma barreira zoofitosanitária.
Mudamos um pouco o roteiro. Íamos pela RN3 até Puerto Madryn, mas não resistimos à tentação de ficar na própria península Valdés. Entramos na RN2 e, depois de 27 km, chegamos à El Desempeño, que é o posto de controle da península, com instruções sobre como agir dentro da reserva ecológica. Você recebe um saco de lixo e paga para entrar. "Ride Across the River", do Dire Straits, nos leva pela paisagem e animais soltos da península.
Flávio Prado/Folha Imagem
"Casal Aventura" no mirante da cidade de Puerto Pirâmides, na península Valdés
Vinte e dois quilômetros à frente há o istmo Ameghino, a porta de entrada da península Valdés. Este é o ponto mais estreito da península. Aconselho como parada obrigatória, pois, ao lado do posto da polícia, há um centro de auxílio a visitantes --onde você recebe um mapa da península. Você também poderá ir se familiarizando com a fauna do local ao visitar um pequeno museu. Depois, suba no observatório para ver os dois lados do istmo (vale a pena, afinal, quantas vezes você já esteve em um istmo?).
Vinte e cinco quilômetros até Puerto Pirâmides --único posto de abastecimento de combustível da península (portanto, antes de partir, abasteça em Puerto Pirâmides).
Flávio Prado/Folha Imagem
Hotel Las Restingas em Puerto Pirâmides
Hotel Las Restingas em Puerto Pirâmides
Chegamos à Puerto Pirâmides e percebemos que a natureza nos presentearia diversas vezes. Procuramos um ótimo hotel de frente para o mar, que merece ser contemplado. Ficamos no Las Restingas. Fizemos o check-in e logo tratamos de nos informar com Belen, a recepcionista simpática que abriu o jogo sobre os pontos mais lindos para se observar o pôr-do-sol. Deixamos nossas coisas no quarto, carregamos todos os aparelhos eletrônicos e descemos para caminhar na praia. Depois fomos para La Loberia, conforme indicação de Belen.
O visual em La Loberia é maravilhoso, o céu vai ficando vermelho, azul, dourado... e você fica cada vez mais de queixo caído (tudo isso das 19h30 até 20h10). Inacreditável. Este lugar está a apenas 5 km de Puerto Pirâmides, onde conhecemos um casal de argentinos de Buenos Aires, Enrique e Ana, que também estavam enlouquecidos com as cores do céu.
Flávio Prado/Folha Imagem
"Casal Aventura", com o pôr-do-sol ao fundo, em La Loberia, na península Valdés
Puerto Pirâmides é um simpático lugarejo com ar de Trancoso há 20 anos --só que com as comodidades modernas da TV à cabo, uma jacuzzi, água quente, calefação central, internet wifi, piscina, sauna e até spa. Voltamos de La Loberia e fomos para a jacuzzi dar uma relaxada e observar as estrelas. Depois sauna e piscina. Nossa, merecíamos muito tudo isso depois de 4.500 km. Descansamos, relaxamos e descemos para jantar --e mais um dos prazeres desta praia.
O chef do restaurante de Las Restingas é Alejandro Mariño. Alejandro usa de misturas inusitadas para construir saborosos pratos montados de forma inteligente com um visual lindo. Mesas iluminadas por velas, ar romântico e globalizado no ar. Sentamos perto de um casal de italianos, uma família argentina e um casal de ingleses.
Flávio Prado/Folha Imagem
Ceviche limeño (cubos de pescado crú com vegetais) como entrada no Las Restingas
Ceviche limeño (cubos de pescado crú com vegetais) como entrada no Las Restingas
Flávio pediu de entrada um "ceviche limeño" e eu, uma salada verde com maças e roquefort. Os pratos principais foram respectivamente, frango tai agridoce e pesca do dia, com creme de espinafres e purê de abóbora. De sobremesa, um sorvete de creme com frutas vermelhas e malbec. Para mim, um semifredo de café com passas e amêndoas. Não preciso nem dizer que foi um escândalo.
Um passeio na praia para olharmos o céu maravilhoso e cheio de estrelas e, amanhã de manhã, pretendemos fazer toda a península Valdés (portanto, precisamos descansar e acordar muito cedo).
Em sua aventura, o casal tem o apoio da Lenovo; da TIM Roaming Internacional; e daVirtual Track.

Nenhum comentário:

Postar um comentário