domingo, 16 de janeiro de 2011

Parque Los Alerces

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" vai ao Lago Verde, em Los Alerces

Colaboração para a Folha Online
Confira o relato do trigésimo terceiro dia (2 de abril) da aventura:
Hospedaria Lago Verde
Hoje, acordamos cedo dispostos a ir ao Parque Nacional Los Alerces, mas antes café da manhã na Hosteria Lago Verde. Bom, se eu já estava apaixonada pelo jardim quase morri quando entrei na sala de refeições. Gente, têm raminhos de alfazema pendurados em chumaçinhos nas vigas do teto. O capricho está em absolutamente cada centímetro. Nas cortinas rendadas, na toalha de mesa, no lindo recado posto em frente das louças do seu café da manhã te desejando um lindo dia, nas porcelanas, nas flores e na simpática Isabel com sua boa conversa e hospitalidade.
Ficamos conversando por horas com a agradável criatura, que é Isabel. Agora está explicado porque todos os guias de viagem que lemos falam tão bem desta hospedaria, um deles é o "Rough Guide Argentina", da Publifolha, no qual um dos autores, Danny Aebehard, não poupa elogios a este lugar tão encantador. Depois de trocarmos figurinhas e reservarmos um passeio de trem através da agência de turismo de Isabel, estamos preparados para ir ao Parque Nacional Los Alerces. Isabel nos deu todas as informações necessárias.
Parque Los Alerces
Flavio Prado/Folha Imagem
Dentro do parque Los Alerces há diversas praias de pedras para se fazer piquenique
Dentro do parque Los Alerces há diversas praias de pedras para se fazer piquenique
Na entrada do Parque Nacional Los Alerces há um guarda-parque que te dá o mapa, as instruções comportamentais e te cobra uma entrada de $Arg12,00. Você percorre todo o parque de carro. Em direção ao nosso objetivo final, que é o Lago Verde, vamos parando e fotografando tudo.
O parque foi criado em março de 1937. Alerces são árvores da classe das coníferas de nome científico Fitz Roya Cupresoide, este nome foi dado em homenagem ao capitão Fitz Roy, do navio Beagle, o qual teve Darwin como tripulante. Esta categoria de árvores possui uma idade média de 2.000 anos e podem chegar a 3.621 anos, 70 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. São seres vivos dos mais antigos do planeta, crescem nos bosques andinos da Argentina, nas províncias de Chubut e Rio Negro e no Chile.
O parque é de fato lindo e ficamos impressionados com o número de famílias que passam o dia, fazem piquenique ou churrascos nas diversas paradas com quiosques preparados para isto.
Lago Verde, ponto alto do Parque Los Alerces
O Lago Verde é estonteante e de um verde esmeralda translúcido, eu que tenho medo de altura fiquei bastante tempo em cima da ponte que o atravessa apenas admirando aquela cor tão intensa.
Você pode ir de uma margem à outra através da ponte e em suas margens saborear seu lanche, claro que desde que não deixe nenhum tipo de resíduo no local. Foi um piquenique, destes que te levam aos cinco anos de idade, lindo, divertido com crianças correndo, pescadores dentro do lago, muito frio acompanhado do astro rei e alerces por todos os lados.
A estrada dentro do parque é de rípio e você passa por algumas pequenas quedas d'água, por rios secos que só têm água na época do degelo.
Flavio Prado/Folha Imagem
Ponte sobre o Lago Verde, dentro do Parque Nacional Los Alerces
Você vai saber identificar este trecho ao olhar para as montanhas que rodeiam o parque, em algumas partes a montanha possuiu riscos e as árvores estão derrubadas como que arrancadas por algo que as fez arrastar a vegetação e as pedras até o leito do rio, que agora está seco, então você pode andar dentro do rio e pode observar as pedras em sua maioria sedimentares e com pequenos ramos de vegetação formando desenhos que as encobriram e hoje fazem parte de sua estrutura.
De volta à cidade vamos jantar em uma pizzaria chamada Fitzroya Pizza, na rua Rivadavia, 1048, tel: (02945) 450512, site www.cpatagonia.com/esq/fitzroya e-mail:mailto:fitzroyapizza@hotmail.com. A pizzaria é freqüentada pelos moradores de Esquel e está sempre cheia. Fazem uma empanada melhor que a outra e as pizzas são muito boas, mas o melhor de tudo é a consciência ecológica do dono. Acabamos de sair do Parque Nacional Los Alerces de onde recebemos um mapa com algumas informações, mas a pizzaria nos deu muito mais informação do que o folder do parque. Isto é engraçado! Em cada página do cardápio se fala um pouco do parque e da sua fauna e flora, as paredes são cobertas de lindas fotos e poesias sobre os alerces.
De volta à nossa linda hospedagem vamos descansar para fazer o passeio de trem amanhã.

Maira e Flávio têm o apoio da Lenovo, da TIM Roaming Internacional e da Virtual Track.

Nenhum comentário:

Postar um comentário