domingo, 16 de janeiro de 2011

O melhor restaurante de frutos do mar de Santiago.

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" faz uma viagem a Cerro San Cristóbal

Colaboração para a Folha Online
O casal Flávio Prado e Maira Hora vai a Cerro San Cristóbal e conhece o restaurante Aqui Está Coco. O relato faz parte da Expedição Cone Sul. Os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes da região, contando tudo para a Folha Online. A viagem começou em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.
Confira o relato do quadragésimo terceiro dia (12 de abril) da aventura:
Cerro San Cristóbal
No café da manhã fizemos planos de visitar o Cerro San Cristóbal, também conhecido como Parque Metropolitano de Santiago. Seguindo as dicas de Juanito do Hotel Panamericano, o parque é uma área verde muito bonita e você encontra diversas atividades. Então lá vamos nós, com endereço na mão e todas as orientações de Juanito.
Flávio Prado /Folha Imagem
Funicular, espécie de trem, no Cerro San Cristóbal, em Santiago
Funicular, espécie de trem, no Cerro San Cristóbal, em Santiago
Atravessamos o Rio Mapocho e seguimos até chegar a uma das portarias do Cerro San Cristóbal na rua Pio Nono, pelo Bairro Bellvista. Criado em 1917 em terreno rochoso, mas desde lá sempre em franco reflorestamento, o parque hoje brinda a cidade com os mais diversos tipos de árvores, flores e exuberantes passarinhos. Parte de uma cadeia montanhosa composta ainda por Chacarillas, Los Gemelos, Pirâmide e El Carbón.
Entrando pela portaria Pio Nono você tem a opção de estacionar o carro e ascender de funicular ou seguir até o topo de carro, que é o que fizemos. Chegando ao topo, estacionamos e começamos a nossa pequena exploração de hoje. Quando fomos ao Cerro Santa Lucia achamos impressionante a vista, mas aqui a vista é mais impressionante ainda. É tão alto que fica um pouco difícil reconhecer as ruas por onde andamos, no entanto este não é o principal atrativo por aqui, mas sim as atividades que você pode desenvolver. Para se ter uma idéia aqui há zoológico, piscinas, áreas para piquenique e viveiro, sem falar das infindáveis trilhas para caminhada.
Vamos até o ponto de chegada do funicular e logo em seguida às escadarias que nos levam ao topo mesmo. Já no alto da escadaria percebemos que há uma estátua de uma Virgem de braços abertos, na hora me lembrei do Cazuza e da música "Um Trem para as Estrelas".
Flávio Prado/Folha Imagem
Ciclistas no Cerro San Cristóbal; ao fundo, vemos a poluição cobrindo Santiago
Ciclistas no Cerro San Cristóbal; ao fundo, vemos a poluição cobrindo Santiago
Hoje em especial o dia está lindo e ensolarado, então este é o passeio ideal para este dia. Paramos em bancos, observamos as pessoas e tomamos um solzinho, controlado, é claro, pois além de sermos "transparentes" estamos em um local onde não se aconselha a exposição ao Sol, e isto aqui no Chile é levado tão a sério que existem painéis com os níveis dos raios ultravioletas em diversas cidades indicando os horários em que a radiação está maior. Eles comentam tanto o assunto que brincávamos que eram os raios "ultraviolentos". Ficamos sentados, conversando e ligamos para nossa cunhada, Paula Clivati Prado, irmã do Flávio e não é que bateu aquela saudade? Acho engraçado como a natureza te traz pessoas e lembranças, é só prestar atenção, pare um pouco e observe a paisagem, ela te trará alguém, sempre trás.
Continuamos a subida até alcançarmos a terraza Bellavista e a Estação do Teleférico. Deste ponto partimos para o Observatório Astronômico e descemos pelo Jardim Mapulemu para o Jardim Japonês e, "diga-se de passagem", o lugar é digno de qualquer zen budista meditar. Lindo, você se senta em um dos pergolados e examina minuciosamente a cidade a seus pés, é arrepiante e tranqüilizador. Em um dado momento você se pega pensando nada, apenas entregue às Cordilheiras e à cidade.
Flávio Prado /Folha Imagem
Estátua da Virgen Inmaculada de la Concepción no alto de San Cristóbal
Estátua da Virgen Inmaculada de la Concepción no alto de San Cristóbal
Nossa que lugar lindo é o Cerro San Cristóbal. Ficamos por aqui horas, passeando, olhando os jardins, vendo as pessoas.
Resolvemos ir buscar a Leo no colégio. Os titios vão fazer uma surpresa.
Chegamos e ficamos dentro do carro fotografando nossa sobrinha sem que ela nos visse. Ela ia de um lado para o outro e parecia mexer em algo no cantinho do jardim da escola, com uma carinha sapeca que podia ficar para a história da família. Depois de uma sessão de espionagem, saímos do carro e seguimos para a casa da sapequinha em Nuñoa e brincamos por horas no jardim do condomínio. Estes dois tios brasileiros se derretem em saudades. Dado banho na criança, alimentada e posta na cama pelos tios corujas, Leonor é embalada por um mirabolante conto com direito a peixe voador, fada Plin-Plin, rei Lilo, o leão e muita festa na floresta. Esses momentos mágicos fazem a grande festa da vida.
Aqui Está Coco
Enfim, lá vamos nós, cair na noite santiaguina e agora a estrela da vez é um restaurante chamado Aqui Está Coco. Quando estávamos em Osorno vimos um importante chef chileno preparando frutos do mar em seu programa televisivo, ficamos mortos de vontade e hoje é o dia.
Flávio Prado /Folha Imagem
Jardim Japonês localizado no Cerro San Cristóbal, na cidade chilena de Santiago
Jardim Japonês localizado no Cerro San Cristóbal, na cidade chilena de Santiago
O restaurante é tão disputado que ligamos sábado, dia em que chegamos a Santiago, para fazer reservas. Está localizado na rua La Concepción, 236 na altura do nº. 1700 da avenida Providencia. Telefone (56) 02 235 8649 aquiestacoco@hotmail.com www.aquiestacoco.cl.
Ao entrarmos fomos recebidos por Cristina Baquedano, esposa de Coco e sua equipe. Estamos ansiosos por degustar as maravilhas de Coco, Jorge Pacheco, afinal ele é o grito do mar no Chile.
Assim que nos sentamos Miguel Podestá nos atende com uma simpatia encantadora e pedimos "al tiro" dois pisco sauwers. "Al tiro" é uma expressão muito usada no Chile e tenho que admitir que é um charme. O chileno se sente especialmente homenageado quando um estrangeiro arrisca falá-la com ou sem sotaque, com ou sem timidez. Portanto, arrisquem-se, é uma delícia pedir "um pisco sauwer al tiro".
Flávio Prado /Folha Imagem
Equipe do restaurante Aqui está Coco, um dos melhores da cidade de Santiago
Equipe do restaurante Aqui está Coco, um dos melhores da cidade de Santiago
Assim que fizemos o pedido o somelier Mario Fuentes se aproxima e sugere um Morandé sauvignon branco, o qual aceitamos de imediato, afinal estamos falando de um vinho branco do Vale de Casablanca de Pablo Morandé.
Escolhemos como entradas um Ceviche de Corvina e Empanadas de Mariscos, que chegam à mesa acompanhadas pela simpatia de Podestá. Os sabores são inacreditáveis, um verdadeiro presente ao paladar.
Assim que os pratos principais chegam entramos em uma viagem de sabores e texturas que só quem pensa na cozinha com amor e dedicação pode proporcionar aos clientes. Minha escolha foi Congrio Mai-Mai, filet de congrio ao molho de creme de leite fresco com jamón, milho, champignon e camarão acompanhado por batatas ao vapor, e para o Flávio, Trucha com Centolla, truta grelhada com centolla ao molho Therminador acompanhada de batatas ao vapor. Gente, faltam-me palavras para descrever o que foi esta experiência. É simplesmente um luxo! Como diria Athaíde Patreze.
Flávio Prado /Folha Imagem
Mesas que ficam na adega do restaurante Aqui está Coco, na cidade de Santiago
Mesas que ficam na adega do restaurante Aqui está Coco, na cidade de Santiago
Coco está nesta "casa del mar", como ele mesmo define seu restaurante, há 30 anos, um negócio familiar que tem em seus funcionários, também uma família, afinal todos se entregam de corpo e alma a este incrível restaurante. Figuras famosas do mundo já se deleitaram com as maravilhas preparadas por Bernardino Sepúlveda chef de cozinha de Coco.
Para sobremesa Torta Milhojas para mim e Mousse de Chocolate para Flávio.
Este trecho do jantar foi outro show a parte, pois em todos os lugares que fui em Santiago provei milhojas e sinceramente este foi o melhor de todos. É divino, derrete na boca e o doce de leite está na medida e textura certa, nem doce demais nem de menos. Maravilhoso!
Podestá se aproxima da mesa e nos convida a descer na adega, onde você pode fazer reserva para um jantarzinho romântico, longe do burburinho do fervilhante salão de jantar acima.
Subimos e Podestá nos leva para conhecermos a cozinha e toda a equipe, logo em seguida passamos a um salão vip, espaço que pode ser reservado para grandes grupos.
O restaurante é lindo, agradável e muito bem freqüentado. Com certeza o restaurante "Aqui está" Coco é ponto obrigatória para quem visita Santiago e é apreciador da boa mesa e bom vinho.
Maira e Flávio têm o apoio da Lenovo, da TIM Roaming Internacional e da Virtual Track.

Nenhum comentário:

Postar um comentário