domingo, 16 de janeiro de 2011

Em Mar del Plata a melhor empanada de toda a Argentina!

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" enfrenta praias com "catraca"

da Folha Online

Diário de BordoO casal Flávio Prado e Maira Hora enfrenta praias onde são cobrados estacionamento, quiosque e banho. A parada faz parte da Expedição Cone Sul. Os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes da região, contando tudo para a Folha Online. A viagem começou em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.

Confira o relato do décimo segundo dia (12 de março) desta aventura.

Praias com catraca?

Acordamos cedo. Café da manhã: um expresso imenso. Valentina nos dava dicas de praias. Que bom, porque ficamos decepcionados com Mar Del Plata --esperávamos mais "glamour". Valentina foi como um anjo; além de nos servir com total atenção, foi nossa guia turística.

Flávio Prado/Folha Imagem
Praça Itália, em Mar Del Plata, com monumento em homenagem aos imigrantes italianos
Praça Itália, em Mar Del Plata, com monumento em homenagem aos imigrantes italianos
Saímos cedo rumo à Punta Mogones. Já no caminho sentimos que, agora sim, iríamos a lugares interessantes. Antes, passamos pelo bairro San Carlos para conhecer a praça Itália, onde há um monumento em homenagem aos italianos. Dali seguimos à gruta e capela Nossa Senhora de Lourdes, também chamada, carinhosamente, de Virgencita de Lourdes. Sua primeira aparição foi dia 11 de fevereiro de 1858. Em sua décima primeira aparição, a virgem pediu a construção de uma capela.

Flávio Prado/Folha Imagem
Gruta Nossa Senhora de Lourdes, chamada de Virgencita de Lourdes, em Mar Del Plata
Gruta Nossa Senhora de Lourdes, chamada de Virgencita de Lourdes, em Mar Del Plata
A gruta onde houve ela apareceu foi mantida como um santuário e, à sua frente, centenas de bancos com genuflexórios --onde os fiéis podem contemplar momentos de reflexão e adoração. Por toda a volta há milhares de placas em agradecimento às graças alcançadas. A paz que encontramos ali nos deu a certeza de que se trata de um santuário a céu aberto.

Próxima parada: Puerto del Faro e, para a nossa surpresa, não há acesso ao farol, nem à praia. O lugar é fechado e só dá para ver o farol da estrada.

Flávio Prado/Folha Imagem
Puerto del Faro, em Mar Del Plata
Puerto del Faro, em Mar Del Plata
Resolvemos ir ao Aquarium Mar Del Plata e, também pra a nossa surpresa, custava caro --tanto para argentinos, quanto para estrangeiros (os argentinos dividem em até seis vezes no cartão de crédito). Os funcionários eram tão mal humorados que nem mesmo entregaram o "folder" de divulgação. 

Seguimos para Punta Mogotes, que é muito bonito e organizado. São mais de 20 balneários de diversas empresas e associações, que construíram estruturas com restaurante, bar, piscina, banheiros com chuveiros, e etc. Para ter acesso ao balneário e à praia é preciso pagar estacionamento --e é quase impossível ir à praia sem carro, pois as distâncias são grandes (nós achamos que a praia é pública e que não deveriam cobrar para ser usada).

Flávio Prado/Folha Imagem
Vista dos balneários em Mar Del Plata
Vista dos balneários em Mar Del Plata
Concordamos em pagar para usar a estrutura de piscina, banheiro etc., mas a praia deveria ser livre. O mais barato que encontramos foi no Balneário II, que cobrava $10,00 para usufruir de suas piscinas, restaurantes, duchas e é claro da praia, que deveria ser pública. Sem falar dos $7,00 do estacionamento.

A praia Ecológica Arenas Blancas chega a cobrar pelo uso das barracas e áreas das piscinas. Agora entendemos porque a praia do outro lado chama-se praia Popular. Por este motivo os argentinos tomam sol nas praças, ruas, pedras. Em qualquer lugar que der para colocar uma cadeirinha e esticar uma canga, lá estão eles.

Flávio Prado/Folha Imagem
Árvore torta pelo vento no parque Camet
Árvore torta pelo vento no parque Camet
Percorremos toda a costa passando pelo Complexo La Perla e seguimos até Santa Clara del Mar. Por toda a costa a história se repete: mais perto de Santa Clara você só paga o estacionamento para ir à praia, e existe a opção de deixar o carro bem longe e ir a pé. Ali, pelo menos, a distância é possível de ser percorrida.

Atravessamos a avenida costeira indo à direção oposta ao mar. Descobrimos o parque Camet. 
Flávio Prado/Folha Imagem
Deliciosas empanadas da "Farrulay", na rua Bolívar, em Mar Del Plata (Argentina)
Deliciosas empanadas da "Farrulay", na rua Bolívar, em Mar Del Plata (Argentina)
Imenso, com pessoas correndo, andando de bicicleta, jogando futebol, fazendo parrilladas ou simplesmente passeando. Eles têm um centro hípico com diversas atividades, entre as quais, o pólo. O vento sopra tão forte neste pedaço da cidade que algumas árvores são tortas.

Retornamos ao hotel, escrevemos, descansamos e andamos mais um pouco pelas ruas do centro. Despedida com quilmes e empanadas argentinas, diga-se de passagem, a melhor empanada que comemos até agora. Nem Buenos Aires bateu esta empanaderia; "Farrulay" é seu nome e fica na rua Bolívar. "Show de bola".

Em sua aventura, o casal tem o apoio da Lenovo; da TIM Roaming Internacional; e da Virtual Track.

Nenhum comentário:

Postar um comentário