domingo, 16 de janeiro de 2011

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" saboreia mate e conhece El Chaltén

da Folha Online
O casal Flávio Prado e Maira Hora se reúne com amigos em El Calafate, registra formações rochosas que lembram as chaminés da Casa Milá, conhecida como La Pedrera, em Barcelona (Espanha), e visita a cara cidade de El Chaltén. A estada faz parte da Expedição Cone Sul. Os dois mostram as paisagens mais deslumbrantes da região, contando tudo para a Folha Online. A viagem começou em São Paulo e tem passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.
Confira o relato do trigésimo dia (30 de março) da aventura:
Amigos em El Calafate
Depois de um bom papo com Jerónimo e Federico arrancando madrugada adentro, perdemos o horário do café da manhã. Martín, o chef, nos prepara uma mesa especial com a vista mais linda que poderíamos ter, o Lago Argentino, a Laguna Nimez e a Cordilheira dos Andes. Tudo ao som de Metallica. Foi emocionante!
Martín é absolutamente apaixonado pela banda e encontrou dois brasileiros que compartilham da mesma paixão.

Tentamos variar o repertório musical, mas a Argentina pede Metallica.
Todas as malas arrumadas e totalmente gratos pelo lindo presente que Martín nos proporcionou hoje descemos ao saguão onde Jerónimo nos convida a tomar um mate e nos ensina todo o ritual com a classe de um rei, ficamos boquiabertos com o conhecimento e cultura deste nosso mais novo amigo.
Aqui na Argentina a cuia chama-se "mate" e o mate chama-se "yerba". Imaginem que ninguém entendia o que falávamos. Fazia séculos que queríamos comprar a "yerba", mas perguntávamos qual era a melhor e ninguém entendia porque perguntávamos qual mate tomar e isto é estranho para eles, apenas Jerónimo compreendeu onde estava o mal-entendido, afinal ele já foi guia no sul do Brasil.
Tudo esclarecido, começamos todo o ritual com o nosso anfitrião nos explicando tudo passo a passo. Apenas uma pessoa prepara e serve. Assim que uma pessoa beba devolve-se a cuia para quem prepara para que se acrescente mais água quente, nunca fria, pois dá desinteria, e nunca fervendo, pois estraga a erva. E assim vai seguindo, o preparador passa ao próximo que bebe e devolve a cuia a ele novamente e ele prepara de novo e entrega ao próximo e assim podemos ficar por horas e horas conversando e tomando mate, esta é a grande curtição. Nos sentimos queridos e honrados por podermos dividir isto com nossos mais novos amigos. Poder de fato participar da cultura deles foi uma honra muito grande para nós.
Não deixem de comprar uma cuia, mate e uma bombicha ("canudo" para tomar o mate). Viva esta experiência, garanto que os amigos da primeira roda de mate você os carregará por toda vida. Conforme nos disse um amigo de Ushuaia, Lucas, o mate é um companheiro na estrada.

La Pedrera
Vamos continuar nossa viagem e Jerónimo e Federico nos indicaram a cidade de El Chaltén, é para lá que vamos pela RP11 e a tão esperada RN40. Nos despedimos de todos no Hotel Fuerte Calafate com a certeza de um dia voltarmos à apaixonante cidade de El Calafate e rever estas pessoas especiais.
No trecho de El Calafate, entrando na RN40, segure firme o volante porque venta demais e o carro joga para os lados. Existem também neste trecho dois mirantes maravilhosos para o Lago Argentino, vale a pena parar para umas fotos.
Entramos no rípio na altura da Confeteria Luz Divina. Em frente ao Rio La Leona, do lado esquerdo de quem vai em direção à El Chaltén, preste atenção à uma curiosa formação rochosa que nos fez lembrar demais dos guardiões que são as chaminés da Pedrera ou Casa Milá em Barcelona, Espanha --obra do arquiteto catalão Gaudí.
Mais à frente um risco imenso no céu feito por uma nuvem forma a bandeira da Argentina. São estes pequenos detalhes que tornam a viagem inesquecível, algo para se dividir com as gerações futuras. Por isso uma vez mais vou repetir, na natureza, ela se revelará à vocês.

El Chaltén
Entramos na RP23, ainda em estrada de rípio, para El Chaltén, que está a 90Km. Estamos seguindo o Rio La Leona e contornando o Lago Viedma e perto da Bahia Túnel podemos ver da própria estrada o Glacial Viedma.
El Chaltén é um lugarejo que fica em um vale rodeado pelas montanhas Cerro Huemul, Cerro Solo, Cerro Torre, Torre Egger, Poincenot e Fitz Roy, a mais importante para os alpinistas.
Um pouco antes da entrada da cidade está o centro administrativo do Parque Nacional Los Glaciares de El Chaltén. Paramos para pegar o mapa do parque e da cidade. Muito bem instalados em um chalé com funcionários que te explicam o funcionamento do parque e como fazer as diversas trilhas de forma bem clara e objetiva. No local também há um pequeno museu. Eles possuem material em inglês, espanhol e português informando sobre toda a formação geológica do vale para que você possa ter acesso à todas as informações sobre a fauna e flora da região. Também no mesmo centro de informes do parque há sessões de filmes de graça sempre às 15h00. Os filmes contam a história da Patagônia de uma forma geral.
Saindo do Centro de Informes do Parque partimos ao Centro de Informes Turísticos da cidade onde obtivemos todas as informações e mapas de outras regiões da província de Santa Cruz como por exemplo a cidade de Bajo Caracoles, onde está a Cueva de las Manos. Trata-se de um paredão arqueológico em uma gruta perto do rio Pinturas que nasce sobre esta grande massa basáltica do Lago Buenos Aires. Cueva de las Manos é patrimônio cultural da humanidade tombado pela UNESCO. Possui 829 pinturas de mãos, sendo que apenas 31 são da mão direita. Elizabeth, diretora de turismo de El Chaltén nos deu também mapas da cidade de Perito Moreno, que é a maior cidade da região.
Aqui em El Chaltén a hospedagem e comida são caras e pouquíssimos lugares aceitam cartão de crédito, visto que não há banco na cidade. Aqueles que aceitam cartão passam todas as informações por telefone à El Calafate que envia o recibo do cartão por fax ao estabelecimento em El Chaltén. Há apenas um posto de gasolina, um açougue, dois mercados e uma farmácia.
A cidade não é asfaltada, celular não pega e possui cinco lans houses ou locutórios como é chamado por aqui, que cobra $Arg12,00 por hora, enquanto que em Mar Del Plata se cobrava $Arg1,50 por hora. Possui mais de vinte restaurantes, mas apenas cinco aceitam cartão de crédito, leve uma reserva de dinheiro caso se decida por El Chaltén.
El Chaltén é uma cidade charmosa e se esforça ao máximo para receber bem o turista, mas é uma cidade especial para os alpinistas. Além das escaladas, existem trilhas para caminhadas de diversos níveis de dificuldades. A principal dica para esta cidade é que tragam dinheiro, até agora foi a cidade mais cara que passamos em toda a Argentina, é totalmente explicável por se tratar de um local de difícil acesso.
Maira e Flávio têm o apoio da Lenovo, da TIM Roaming Internacional e da Virtual Track.